
Sobre a SBGTec
A Sociedade Brasileira de Gerontecnologia – SBGTec, fundada em setembro de 2017, na cidade de Ribeirão Preto – SP, é uma associação científica de natureza civil, sem fins lucrativos, que tem como finalidade desenvolver o conhecimento sobre a tecnologia de apoio à vida da pessoa idosa, congregando profissionais, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas de variadas categorias profissionais e diferentes áreas do saber, devidamente inscritos nos seus respectivos conselhos regionais. Além destes, é de interesse da entidade congregar também empresários e gestores públicos interessados na temática Gerontecnologia.
Nossa missão
Congregar profissionais que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento sobre a tecnologia para apoiar a vida, o bem estar e o cuidado à pessoa idosa.
A SBGTec tem ainda como finalidades
Divulgação científica
Estimular e apoiar o desenvolvimento e a divulgação científica na área de Gerontecnologia, promovendo o aprimoramento dos seus associados.
Divulgação dos princípios da Gerontecnologia
Divulgar os princípios da Gerontecnologia que compreende a tecnologia inovadora em seu papel habilitador para o envelhecimento das pessoas.
Divulgação de estudos para orientação de projetos e produtos aos idosos
Divulgar as principais abordagens e projetos ambientais, produtos, sistemas ferramentas, meios tecnológicos, serviços etc. que incluam idosos, respeitando seu potencial e limites.
Apoiar ações multidisciplinares
Apoiar o desenvolvimento de ações multidisciplinares, buscando ampliar a participação dos idosos na sociedade, quer por meio da inclusão digital, quer por participação social.
Estimular o senso de pertencimento do idoso
Apoiar a manutenção e ampliação do senso de pertencimento ao território e lugar e demais ações que permitem o uso do saber e a experiência de seus cidadão idosos.
Fornecer conhecimento para tecnologias assistivas e outros auxílios tecnológicos
Fornecer conhecimento sobre tecnologia assistiva e outros auxílios tecnológicos para compensar declínios das capacidades funcionais associadas à idade, que poderão ameaçar o viver independente.
Desenvolver dispositivos especializados
Desenvolver juntamente com profissionais especializados dispositivos de auxílio e modificações nos ambientes, para que possam prestar melhor assistência às pessoas idosas com limitações.
Segurança, eficiência e bem estar aos idosos
Ampliar o conhecimento que possa proporcionar o aumento de segurança, eficiência e bem estar aos idosos, mantendo capacidades funcionais associadas à idade e ampliando sua autonomia.
Qualificação de cuidadores
Promover palestras, cursos e treinamentos aos cuidadores e ampliação do conhecimento sobre a Gerontecnologia, com o objetivo de apoiar as atividades multidisciplinares e qualificadas de cuidado.
Estimular a formulação de políticas públicas
Interagir junto aos poderes competentes para sugerir ou solicitar serviços voltados à atenção do idoso, adoção de medidas e formulação de políticas públicas, buscando soluções da tecnologia para melhorar a vida de pessoas idosas.
Cooperação inter-organizacional
Cooperar com outras organizações em atividades educacionais, assistenciais e de pesquisa científica relacionadas à Gerontecnologia.
Criar intercâmbios
Criar intercâmbios com associações congêneres nacionais e internacionais, assim como representar os profissionais brasileiros que atuem na área de Gerontecnologia.
Promoção de eventos sobre Gerontecnologia
Difundir a Gerontecnologia nas diversas regiões do país por meio de eventos, incluindo a realização do Congresso Brasileiro de Gerontecnologia – CBGTec, simpósios, fóruns e encontros.
Responsabilidade e Ética
Zelar pelo nível ético, eficiência técnica e sentido social no exercício da Gerontecnologia.
Nossos parceiros
Unir profissionais comprometidos com a Gerontecnologia no Brasil é um passo significativo na criação de uma rede técnico-científica que desempenhará um papel fundamental tanto no avanço do conhecimento científico quanto no aprimoramento da qualidade de vida das pessoas durante a velhice.
A SBGTec é o resultado da colaboração entre renomadas instituições de ensino e pesquisa, tanto no Brasil quanto no cenário internacional. Juntas, elas se uniram para formar essa rede de parceiros comprometidos com a Gerontecnologia, consolidando uma base sólida para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento científico nessa área.