Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2024, Curitiba foi palco de um dos mais importantes eventos da área da gerontecnologia: o V Congresso Brasileiro de Gerontecnologia. O evento, realizado no Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná, contou com uma programação rica e diversificada, com o objetivo de discutir as novas fronteiras da tecnologia voltada para o envelhecimento saudável, o congresso reuniu especialistas, profissionais da saúde e pesquisadores nacionais e internacionais, para um intenso programa composto por palestras, workshops, masterclass e atividades culturais.
Entre os destaques do congresso, estiveram as palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais. Professores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa de diferentes países discutiram temas como ageing place, inteligência artificial e tecnologias no cuidado à pessoa idosa, inclusão digital, uso de robôs e de realidade virtual, como foco na população mais velha.

O congresso também ofereceu sessões de workshop e masterclass, proporcionando aos participantes uma experiência mais prática e interativa. Estes espaços permitiram o aprendizado sobre a aplicação de projetos nas matrizes da gerontecnologia, o uso de dispositivos e ferramentas tecnológicas no cotidiano de pessoas idosas, abordando temas como design inclusivo e impressão 3D, uso de simuladores em atividades do cotidiano, inteligência artificial e empreendedorismo em gerontecnologia.

A pesquisa acadêmica foi um componente essencial do evento. No segundo dia de congresso, diversos trabalhos de pesquisadores de diferentes instituições do Brasil foram apresentados, na modalidade oral e pôsteres, trazendo novas perspectivas, debates, soluções e abordagens para os desafios do envelhecimento. Os trabalhos apresentados oralmente foram publicados como short paper na revista Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, e se encontram no site da revista. Clique aqui e acesse a revista Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, os artigos de trabalhos apresentados no congresso estão indicados em “ Suplemento V Congresso Brasileiro de Gerontecnologia”.

O V CBGTec foi um marco na discussão sobre o impacto da tecnologia no envelhecimento, reunindo especialistas, profissionais e entusiastas para debater um futuro mais inclusivo e inovador para a população idosa. A troca de experiências, o aprendizado de novas ferramentas e a troca cultural proporcionaram uma visão ampla de como a tecnologia pode ser aliada no cuidado à pessoa idosa, garantindo maior autonomia, segurança e bem-estar. O evento foi uma grande oportunidade para fortalecer o compromisso de promover uma sociedade mais acessível, conectada e humanizada para todos, independentemente da idade.

Esperamos vocês no VI Congresso Brasileiro de Gerontecnologia, que em breve será divulgado!